Ervas que versam

Nessa vivência de hoje, apresentaremos uma planta/erva para versar nos aspectos de cada momento do cliente. Lembrando que no conceito de que cada pessoa é única e que a sensibilidade pode ser diferente para cada um, apresentamos algumas plantas como referência, sempre converse com você mesmo, seu instinto poderá te ajudar nessa escolha.

Chakras

Os chakras são centro de energias, que estão localizados em todo nosso corpo e ficam em sintonia com o meio que vivemos. Esse centros de energia, influenciam em nossa jornada, em todos os aspectos: emocionais físicos e mentais, Devido as experiência negativas, dores físicas ou algum trauma emocional,  pode ficar bloqueados ou obstruídos, resultando então numa experiência incompleta, limitando nossa verdadeira força vital. 

Chakra ​Básico  

Elemento Terra

Sendo a raiz dos sete Chakras, é a base da criação material, de auto-preservação, da saúde física. Apesar de estar muito ligado a sexualidade, ele vai além disso, está diretamente ligado aos nossos instintos básicos, onde tudo nasce e começa a tomar forma. Quando em equilíbrio, sentimos motivação de viver, conexão com o mundo material, capacidade de decisão, habilidade e praticidade, uma visão realista. Já quando não está alinhado, normalmente sentimos apatia, desmotivação..

Chakra Energético

Elemento Água  ​

Comumente ligado ao feminino, sexualidade e maternidade, criação. Sendo responsável pela reprodução, não só a reprodução humana, mas sim de criação de coisas novas. Em equilíbrio, sentimos facilidade em criação, autoestima, aprecia a vida… Já quando não está alinhado, normalmente sentimos desânimo, baixa autoestima, algum tipo de compulsão. 

Chakra Plexo Solar 

Elemento Fogo 

Está associado a autoconfiança, habilidade de aprender e incentivar a si mesmo, consciência do próprio ser. Quando em equilíbrio, aceitamos nosso fluxo de vida, sensação de paz, harmonia, auto confiança, valorização do interior e exterior. Já quando não está alinhado, inquietação, insatisfação, medo de novas experiências, medo de rejeição, nervosismo. 

Chakra Cardíaco 

Elemento Ar

Amor universal, dando equilíbrio aos chakras antes e após ele. Confiança, compaixão, delicadeza de sentimento, são ligados a esse chakra. Quando em equilíbrio, deixamos os sentimentos fluírem: amor, compaixão, esperança, generosidade, calma e equilíbrio. Já quando não está alinhado, doação excessiva, inveja, medo ciúme, raiva, indiferença, frieza.

Chakra Laríngeo

Elemento Éter

Sendo ele a fonte de expressão e comunicação, ele nos guia ao conhecimento, verdade, atitudes e integridade. Quando em equilíbrio, os pensamentos, conhecimentos e sentimentos fluem de forma clara e potente, temos a capacidade de ouvir nosso sentimentos com honestidade, sensação de integração individual. Já quando não está alinhado, dificuldade em se expressar, de tomada de decisões, falta de autoridade, insegurança. 

Chakra da Visão

Elemento Éter

Intuição e entendimento espiritual, são o que mais resume esse Chakra. Através dele nos é apresentado nosso corpo espiritual, nos equilibra. Quando em equilíbrio, abertura da intuição, visão interior, inteligência emocional, discernimento. Já quando não está alinhado, medo da verdade, confusão, rigidez mental, fixação em determinadas ideias. 

Chakra Coronário

Elemento: todos

Nos conectar com a energia divina, esse é o caminho que esse Chakra trabalha, nos ensinando a sabedoria intuitiva, conexão com a espiritualidade. Quando em equilíbrio, sentimos realização no caminho, capacidade de transformação, fé, força, coragem. Já quando não está alinhado, desencanto, negativismo, autopiedade, sofrimento, falta de entendimento da verdadeira essência. 

Plantas

Plantas são usadas há milhares de anos, ajudam a adquirir sabedoria e nos conecta conosco e com o todo. Os componentes energéticos das plantas interagem com o nosso e se usada adequadamente, auxilia no equilíbrio corpo, mente e essência. Escolhemos 07 plantas para demonstrar como é a interação da planta com o chakra, mas lembre que existe outras plantas que podem contribuir de forma mais adequada ao momento. Alguns cuidados, como tudo na vida, o excesso não é benéfico, fique atento a repetição em demasia dos chás, em caso de dúvida sempre consulte seu médico. 

HIBISCO

Favorece o enraizamento, adaptabilidade para o dia a dia, coragem para as situações rotineiras. Auxilia no resgate do sagrado feminino, integração da sexualidade, o entendimento que ela faz parte da experiência humana, integra a sexualidade feminina e masculina. 

CALÊNDULA

Nos ajuda a ter delicadeza, a entender o que nos é passado, não só a ouvir, mas sim escutar com a devida atenção. Aumenta a sensibilidade, receptividade, paciência. Para aqueles momentos e muita raiva, de descontrole. 

ALECRIM

Acalma nossas emoções, nos dá segurança e alegria para nossa visão interior, ajuda com nossa inteligência emocional e faz o resgate para nosso EU. Ajuda a afastar a confusão e rigidez mental. 

HORTELÃ

Para quando nos falta clareza, quando os sentimentos e conhecimentos não estão em harmonia. Ele ajuda nesse resgate de digerir os pensamentos e auxilia com as tomadas de decisões. 

Chakra Cardíaco 

Sálvia

Jasmim

LAVANDA

Harmoniza o campo mental. Ajuda nessa conexão com a espiritualidade, na intuição, no entendimento. Abranda os conflitos e te dá clareza e serenidade no caminhar. 

TOMILHO

Timo – do grego Thymon, folha de erva chamada de tomilho. Alguns acham que provém de outra palavra grega, Thymós, alma, sensibilidade, força vital, porque o timo é situado perto do coração e era considerado a sede da alma. O tomilho é uma erva odorífera (Thymus vulgaris) utilizada pelos povos antigos em rituais mágicos ou sagrados nos quais eram queimadas as vísceras dos animais domésticos. Nessas ocasiões, talvez, foi assinalada a semelhança da forma do órgão com as folhas da planta. Potencializando então, nossa comunicação, para conosco e com os outros, deixando fluir com clareza nossos planos e vontades. 

SINCRONICIDADE

PULSOLOGIA DE NOGIER

USOS

Uso Externo

  • Banho de Ervas

Itens necessários: Ervas a sua escolha

Para as ervas frescas, você deve colocá-las em um recipiente, macerar com as mãos, coloque seu pensamento de boas energias nesse momento. Cubra com um pano branco e deixe descansar por pelo menos uma hora. Para as ervas secas, ferva a água, coloque as ervas na panela e deixe ferver por mais 2 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe amornar.

  • Sal de Banho

Itens necessários: Sal grosso, ervas secas 

Misture tudo com uma colher e guarde em um recipiente bem fechado. 

A quantidade dependerá muito de você, leve você em consideração, sinta o seu momento no preparo, e na dúvida, utilize sempre um punhado (seu) de cada erva. 

Uso Interno

  • Chás

Em uma panela, coloque 250ml de água (uma xícara), assim que começar borbulhar, desligue o fogo. Adicione nessa água as ervas escolhidas e misture. Quando tudo estiver morno coe e seu chá está pronto.

CUIDADOS

Lembrando que no conceito de que cada pessoa é única e que a sensibilidade pode ser diferente para cada um, apresentamos algumas plantas como referência, mas são centenas de plantas que podem ser utilizadas no seu dia a dia, então reconheça as que mais se adaptam a sua rotina e sensibilidade.  Como tudo na vida, o excesso não é benéfico, fique atento a repetição em demasia dos chás, em caso de dúvida sempre tire qualquer dúvida com o seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *