Bem Estar – Visão Holística

Pandemia, isolamento, mudança, redes sociais e fake-news

E onde fica nosso bem-estar nessa enxurrada de informações e tecnologia? Estou aqui para chamar meus colegas Terapeutas Holístico a entendermos nosso papel nesse novo mundo, afinal se a Terapia Holística é a profissão do século 21, estamos em tempo de nos apresentarmos!

A Terapia Holística apresenta, desde sempre, como as mudanças de hábitos, entendimento das emoções, adequação alimentar, meditação e um olhar para dentro é tão importante e veio essa pandemia, mostrar a todos o que já sabíamos faz muito. 

Cabe então a nós mostrarmos o nosso conhecimento ancestral e colocar nossas técnicas a disposição de todos. 

Organize sua agenda, faça vídeo, monte grupo de estudos, mantenha seu atendimento online, mas não deixe de lado nosso trabalho que é tão lindo e importante.  Tenha foco e mantenha-se alinhado com a nossa ÉTICA!

As redes sociais sendo inundadas de pessoas ofertando ervas milagrosas, cristais que criam imunidade ao vírus, pontos de acupuntura que te impede de ser contaminado, enfim um tormento para nós Terapeutas Holístico que lutamos tanto para manter a ética em nossa profissão. 

Sim, conhecemos DIVERSAS técnicas que podem e ajudam nesse momento que estamos vivendo, mas não… Não ofertamos cura, ofertamos um caminho para entendimento, para ajudar a manter-se saudável e na evolução do seu SER. 

A palavra Cura vem do Latim CURARE, que é o ato de cuidar, vigiar. Razão pela qual a Terapia Holística segue no sentido de cuidar, direcionar ao entendimento  dos seus atos e seguir no autoconhecimento.

Terapia Holística está ligada a sensibilidade, cuidado, empatia, direcionamento, autoconhecimento e amparo. 

Esses são nossos conhecimentos, nossa base e nosso guia; as técnicas que utilizamos são um plus, uma tipo de especialização.

Entendemos e conhecemos como atingir diversos aspectos do nosso consultante, seja com a utilização de pêndulo, cristal, ervas, florais, óleos; enfim não importa a técnica, nossa base é a psicoterapia, ou seja entender como os aspectos mentais da pessoa se conectam com seu estado físico. 

O bem-estar nos conecta com nossos sentimentos, corpo e mente, sabemos que é um caminho árduo, mas a recompensa é enorme!

Por isso, nada mais lindo que trabalharmos o TODO, trazer ao nosso cliente o conhecimento ancestral e direcionar para a sua melhor versão. 

Saber lidar com as mais diversas situações e emoções, torna nossa mente saudável e pronta para lidar com o dia a dia, você encontrará na nossa profissão o caminho para esse equilíbrio, o  caminho de crescimento é da autoconfiança, perder o medo de trilhar suas escolhas.

Muitos desinformados ficam rotulando a terapia holística como medicina alternativa, terapias complementares e afins; mas não somos nada disso, somos orgulhosamente Terapeutas Holísticos:

 “Terapeuta Holístico atua como um catalisador da tendência natural ao auto-equilíbrio do cliente, facilitando-a por meio de técnicas naturalistas, podendo, inclusive, fazer uso de instrumentos e equipamentos não agressivos, além de produtos cuja comercialização seja livre, bem como orientar seus clientes através de aconselhamento profissional. 

O trabalho é realizado sempre sob o paradigma holístico, ou seja, o cliente é abordado sob todos os seus aspectos e, nesta área, não é comum a existência de ?especialistas?, pois o correto é que o Terapeuta Holístico faça uso da somatória das mais diversas técnicas, pois cada caso é considerado único e devemos ter à disposição os mais variados métodos, para poder-se optar por aqueles com os quais o cliente tenha afinidade.” – CRT Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística  – Henrique Vieira Filho. 

Muitos “terapeutas”, que ao invés de enxergar o todo, realizam atos “mágicos”. Ofertando aos desinformados, ou carentes de um imediatismo, um caminho que soluciona todos os aspectos negativos, sejam eles físicos ou mentais, da pessoa e automaticamente o cliente passa a não ter mais aquela doença ou problema. 

Mas, nós, Terapeutas Holísticos, sabemos que isso não existe, existe sim um trabalho sério e compromissado…

Pode ser “óleo milagroso” ou uma “erva cura tudo”, não podemos mais cair nesses golpes, que mais são má-fé de quem os vende e de quem os procura. 

Tenhamos mais cuidado com esse tipo de “milagre-cura”, é frustrante ver tantas pessoas em busca desse tipo de de-serviço e tantos outros ofertando. 

Vivemos numa era, onde as pessoas se questionam mais, se sentem perdidas e desoladas, sem amparo. Tornando-se incapazes de lidar com as mais diversas rotinas cotidianas, sofrem com suas emoções, não as conhecem, não sabem como agir e vão se perdendo. 

“É ilusório imaginar que o homem possa dominar e controlar a natureza, se ele não foi ainda capaz de controlar e enxergar a sua própria natureza.” Carl Gustav Jung. 

Perante esta citação de Jung, logo penso, somos capazes de ajudar, de guiar, apoiar e amparar, guiando nosso cliente para enxergar sua natureza, sua sombra, todos os que caminham nessa busca de equilíbrio, devem estar preparados para aflições, decepções e encontros com emoções e sentimentos nunca antes experimentados. Aperfeiçoamento e crescimento requerem uma mente sincera, aberta, acerca dos aspectos que deseja mudar. 

Entendemos que não importa a técnica empregada em nosso consultório, se não ouvirmos, entendermos e ajudarmos nosso cliente a descobrir sua natureza, nenhuma terapia estará completa.

Afinal, nosso dever como Terapeutas é acolher, cuidar, utilizar nossas técnicas de trabalho e dar ferramentas para nossos clientes seguirem nessa jornada do autoconhecimento, que nada mais é do que o caminho para o BEM-ESTAR

Fabiana Vieira

Terapeuta Holística 

Maio/2020

Deixe uma resposta